domingo, 25 de novembro de 2012

Grupo sanguíneo e paternidade


Grupo sanguíneo e paternidade

Gostaria de saber o seguinte: se a mãe é O+, os filhos (quatro) são A+ e apenas um filho é B+, existe a possibilidade de o suposto pai ser AB? O irmão do suposto pai e seus filhos também são A+.
(Rosana K. Amazonas)
Prezada Rosana, existem 8 grupos sanguíneos relevantes no caso de uma transfusão sanguínea. As pessoas podem ser A, B, AB ou O. O símbolo + (mais) ou – (menos) refere-se ao grupo sanguíneo Rh, em que a pessoa pode ser Rh+ (positivo) ou Rh- (negativo). Portanto, há oito grupos sanguíneos que devem ser levados em conta no momento de uma transfusão. São eles: A+ ou A-, B+ ou B-, AB+ ou AB- e O+ ou O-. Mas vamos deixar de lado o Rh para simplificar.
Nosso grupo sanguíneo ou outras características aparentes, tais como cor de pele, altura, ou cor de olhos, são denominadas fenótipo. Os genes ou conjunto de genes que são responsáveis pelo fenótipo são chamados de genótipo. Os grupos sanguíneos são determinados por duas cópias (ou alelos) de um gene – uma herdada da nossa mãe, outra do nosso pai, ou seja, um alelo materno e um paterno. No caso dos grupos sanguíneos, dependendo dos nossos pais, podemos herdar 3 alelos: A, B e O, sendo que A e B são dominantes sobre o O. Isso permite as seguintes combinações:
Fenótipo: Grupo sanguíneo A
Genótipo: pode ser AA e AO
Fenótipo: Grupo sanguíneo B
Genótipo: pode ser BB ou BO
Fenótipo: Grupo sanguíneo AB
Genótipo: só pode ser AB
Fenótipo: Grupo sanguíneo O
Genótipo: só pode ser OO
Vamos agora à sua pergunta: a mãe é do grupo O e três filhos têm sangue do tipo A e um do tipo B. Como é o pai? Se a mãe é do grupo O, ela só pode ser OO. Para ter filhos A e B, o pai biológico (se for o mesmo para os quatro filhos) só pode ser AB. Veja o esquema abaixo:
Se a mãe tem o grupo sanguíneo O, ela possui duas cópias (ou alelos) do grupo O, e portanto só poderá transmitir esse alelo aos seus descendentes. Assim, o alelo A ou B presente nos descendentes só pode ter sido herdado do pai.
A partir desse esquema é fácil para você, Rosana, ou qualquer leitor imaginar todas as possibilidades. Em alguns casos, a análise do grupo sanguíneo é suficiente para  excluir uma paternidade, mas em outros só o DNA poderá permitir uma conclusão definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário