domingo, 25 de novembro de 2012

Identificando doenças ligadas ao sexo

Como identificar um doença ligada ao sexo?

Se a herança for recessiva, analise o heredograma e verifique se os indivíduos afetados são em sua maioria homens. Se houver mulheres afetadas, seus pais necessariamente devem ter a doença e suas mães serem portadoras. Os homens afetados sempre receberam esse alelo da mãe que devem ser portadoras, pois recebem o cromossomo Y do pai. Os heredogramas abaixo são de uma doença recessiva, mas qual está ligada ao sexo?

A resposta correta é o primeiro heredograma, pois no segundo o indivíduo 5 necessariamente deveria ser afetado.

Há também herança ligada ao sexo dominante, e neste caso um pai afetado terá todas as filhas afetadas, pois todas receberão um cromossomo X do pai, e não terá nenhum dos filhos afetados. As mães afetadas (heterozigotas) têm a probabilidade de metade de seus filhos, tanto homens como mulheres, serem afetadas, como é possível observar no heredograma abaixo.



Outro tipo de herança é a herança restrita ao sexo onde o alelo encontra-se no cromossomo Y, na porção em que ele não é homólogo ao X. Uma dessas heranças restrita aos homens e presente no X é a presença de pelos na orelha (hipertricose).

Há outro tipo de herança conhecida como herança influenciada pelo sexo, onde os alelos para determinada doença estão nos cromossomos autossomos, mas são influenciados por hormônios sexuais, como, por exemplo, a calvície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário